quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Dicas para construir Portfólio e Currículo irresistíveis, veja

O segredo para lidar bem com a transição para o meio profissional é saber usar as ferramentas certas. E eu não estou falando de coragem, determinação, essas coisas todas. Claro que elas são muito importantes, mas para nós (designers, publicitários e todos esses loucos da área da criação) nada pode ser mais eficaz do que um bom Currículo e um Portfólio caprichado.
Confere aqui embaixo algumas dicas para deixar essas duas peças fundamentais mais atraentes!

Portfólio
“Mesmo a linguagem visual mais vigorosa torna-se inútil sem a habilidade de inseri-la num contexto paupável”Jennifer Cole Phillips
1. Escolha a plataforma
Até algum tempo atrás, eu pensava que construir um site especialmente para mim, de uma forma que transmitisse quem eu sou e que, ao mesmo tempo, fosse objetivo, era a melhor forma de me apresentar para as agências. Realmente, um site só seu é coisa bem linda, mas acredito que existam maneiras melhores de apresentar seu trabalho para o mundo. Existem centenas de plataformas, no estilo de redes sociais, que são próprias para Portfólio e, o melhor de tudo, elas permitem a visualização do que seus conhecidos (e não conhecidos) estão fazendo por aí. Criar uma conta e colocar os trabalhos em sites como esses é uma grande vantagem, lhe mantem em contato com o mundo da criação e permite que outros criativos acessem seu trabalho e curtam suas peças. Me diz, tem coisa melhor do que ganhar um joinha em um trabalho que tu fez com todo esforço e carinho?
Um ótima dica é o site Behance, onde é possível se cadastrar gratuitamente e construir um perfil com seu portfólio. Além disso vale deixar registrado aqui um outro site que, embora não tenha o intuito de construção do portfólio, é muito interessante pela proposta que apresenta. O Dribbble  pretende propor um diálogo entre os usuários a fim de que estes possam avaliar os trabalhos uns dos outros; serve tanto para trabalhos finalizados quanto para os que estão em andamento. É necessário convite para se cadastrar e, dizem por aí, que não é nada fácil consegui-lo.
Behance/Dribbble
2. Valorize os trabalhos feitos na faculdade
Sim, os trabalhos feitos na faculdade não só podem como devem ir para o portfólio. São trabalhos sem cliente, talvez não tão bons quanto gostaríamos, mas contam um pouquinho da nossa trajetória e da evolução das nossas habilidades criativas e técnicas. Atente para escolher os seus melhores trabalhos e, não esqueça, dois trabalhos bons são melhores do que 10 meia boca.
3. Qualidade é melhor que quantidade
Como dito anteriormente, é preferível ter poucos trabalhos bons a muitos trabalhos não tão bons. Além de tornar a visita ao seu portfólio cansativo, os jobs mais ou menos em excesso deixam uma má impressão.
4. Não seja egoísta
Se você realizou jobs com outras pessoas, tanto na faculdade quanto na agência, não seja egoísta e fdp ao dizer que o trabalho é só seu. Além de ser ético indicar o nome das pessoas que trabalharam com você, jobs coletivos mostram que sabe trabalhar bem em equipe, o que pode contar pontos à  seu favor.
5. Inclua peças autorais
Peças construídas a partir de um briefing que lhe foi dado são fundamentais, mas isso não significa que seja preciso excluir do portfólio os trabalhos autorais. Peças experimentais e autorais podem mostrar outras habilidades que são percebidas em outros trabalhos. Caso ainda não tenha trabalhos desse tipo, comece a cogitar a possibilidade de fazer alguns. Eles são ótimos pois, apesar de propiciarem mais liberdade de criação, são desafiantes e complexos; perfeitos para exercitar criatividade e técnica.

Currículo
Sou da opinião que todo criativo deveria ter um currículo visual, mais de acordo com a área na qual atuamos. Cabem aqui apenas 3 dicas:
1. Atente para o português
Erros de ortografia e gramática podem lhe prejudicar na hora de seleção para um vaga. Linguagem informal normalmente é considerada como errada em currículos, mas na nossa área um pouquinho de informalidade (desde que proposital, criativa e na medida certa) pode contar pontos.
2. Seja objetivo
O imprescindível selecionar as informações mais importantes de seu currículo textual (sim, por via das dúvidas, é importante também ter um currículo mais normalzinho com todos os dados necessários) e apresentá-las no currículo visual. As informações do currículo devem ser acessadas de forma rápida mas sem que se deixe passar nenhum dado importante.
3. Deixe o layout com a sua cara
Faça com que o currículo transpareça o que você é. Apresente seus gostos, influências e aspirações através de soluções visuais construídas no estilo que mais gosta. Abuse das ferramentas e mostre suas habilidades técnicas e criativas. Aproveite! Seu próprio currículo pode ser uma peça autoral a ser colocada no portfólio.
Currículos Ilustrados

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